MELOPAN




Sabe que eu sou muito chata com comida, especialmente comida japonesa, pois sou alérgica a metade dela e a outra metade é crua. Os doces tem feijão, e não me importo se anko tem gosto de chocolate, pra mim continua sendo feijão. Dai descobri uma maravilha de padaria, num mercadinho do meu bairro, que fica escondido mas tem donos japoneses e uma quantidade razoável de coisinhas... chama-se MELOPAN - algo do tipo "pao de melão", mas que de melão não tem nada! Trata-se de um pão doce, mas nao muito doce, bem fofinho e com uma casquinha crocante por fora... hmmm!!!



O melon pan tem este formato porque o melão japonês tem a casca toda desenhada com veios. O pão é baratinho mas a fruta é caríssima porque é produzida em estufas e só dá um melão por pé. Enquanto os melões ainda estão pequenos, o produtor escolhe qual vai deixar no pé (normalmente o que estiver mais perto da terra para que absorva ao máximo todos os nutrientes) e tira todos os demais melõezinhos. Estes “filhotes” de melão são usados para conservas e refogados aqui. Os melões são tratados a pão-de-ló com regulagem de sol e temperatura dentro da estufa. Todos estes cuidados garantem um melão altamente doce e suculento, um verdadeiro manjar dos deuses! Costuma-se presentear as pessoas enfermas ou hospitalizadas com melão, daí os japoneses brincarem que só conseguem comer a fruta quando estão doentes! Alguns chegam a custar até US$ 300!!! Outra curiosidade é que não se deve levar flores em vaso para pessoas hospitalizadas aqui. Os japoneses acreditam que a flor enraizada na terra tem o mesmo significado que desejar que a pessoa permaneça no hospital! Para evitar tal gafe, leve um buquê de flores e, se o bolso permitir, um belo melão!
Como eu só encontrei aquele pão na bandejinha uma única vez e ninguém tem noticias de onde veio e se haverá mais dele, achei uma receita e trouxe pra compartilhar com vocês! (Desculpem mas não estou conseguindo formatar o texto da receita corretamente....)
Massa: 150 gr de farinha de trigo 2 colheres de sopa de manteiga 2 colheres de sopa de açúcar 1 e 1/2 colhér de chá de leite em pó 1 colher de chá de sal 90 ml de água 2 colheres de chá de fermento biológico seco
Cobertura: 6 colheres de sopa de manteiga 5 colheres de sopa de de açúcar 1 ovo batido 100 gr de farinha de trigo 1 colher de chá de fermento para bolo essência de baunilha a gosto 2 colheres de sopa de açúcar cristal (granulada) para polvilhar
Junte todos os ingredientes da massa na forma da máquina e programe o ciclo amassar/massa, enquanto isso junte em uma tigela os ingredientes da cobertura, vai ficar como se fosse uma massa também, um pouco molinha, se for o caso use um pouco mais de farinha ou leite para dar o ponto e abra essa massinha com um rolo ou com as mãos, entre dois saquinhos ou filme de pvc, para não usar farinha. Assim que terminar o ciclo da máquina de pão, retire a massa e coloque sobre essa massinha que abriu, envolva a bola de massa com a massinha e depois passe no açúcar cristal, pode passar bastante, faça marcas/cortes com a faca cormando losangos, coloque devolta na forma da máquina e programe o ciclo assar, fica delícioso e bem fofinho, parece complicado mas não é, se desejar pode fazer pequenos pãezinhos também, para entender melhor basta olhar as imagens abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário